lineaRepública Mediterrànea (CA)
República Mediterrànea (EN)
República Mediterránea (ES)
República Mediterránea (PT)
linea



apresentação

Ao chegar no final dos trabalhos desta obra me dei conta com assombro de até que ponto a carta de navegação que acompanha o disco é na verdade um mapa da minha alma. Para mim, criar é o processo de materializar realidades construídas a partir de um conjunto de experiências, desejos, sonhos e de tudo aquilo que me envolve. Esta República Mediterrânea conta novas histórias, trabalhadas em um período mais sereno, no qual a busca de respostas se intensificou e provocou um aumento desmesurado de perguntas. E no qual os limites entre o real e o irreal se tornaram mais irreconhecíveis e, portanto, mais sugestivas. As coisas se ordenam de forma natural e se estruturam como se tivessem sido pensadas previamente. E reconheço que não é assim, e se o é, eu não tenho consciência de como ocorre.
Entre essas coisas que acontecem vale a pena mencionar como nasceu Liberté. Andrés Cascio me pediu no final de junho de 2005 que fizesse uma música que pudesse expressar uma idéia: anos de trabalho na consecução da liberdade. Em troca me dava a oportunidade de enfrentar dois desafios. Por um lado, tentar explicar com música um conceito abstrato, e por outro, fazer pela primeira vez uma composição respondendo a uma encomenda.
Vicenç Molina, que soube da encomenda e da minha vontade de tentar cumpri-la, me pediu que o som da composição fora melodioso, elegante, harmonioso, construtor e placidamente sensual. Quero imaginar que Vicenç o pedia com sua melhor disposição e boa intenção, mas analisado pedido, não era má idéia. A mudança me deu a possibilidade de descobrir no seu escritório–templo da Universidade de Barcelona um fragmento de um poema de Paul Eluard que inspirou a música e se transformou na letra do hino que incorpora a peça e que lhe dá nome.
Joan Francesc Pont se somou entusiasta ao projeto e trouxe confiança e os meios necessários para a produção. A mudança me deu um elemento fundamental: os vimes da cesta que contém a República Mediterrânea, baseada nas suas idéias e escritos.
Andrés pôs a idéia, Vicenç pôs o marco e a poesia, Joan Francesc pôs a letra e o espírito, eu pus a música e Carles Trepat pôs a magia. Uma loucura maravilhosa.
Espero que você desfrute desta República Mediterrânea tanto quanto eu fazendo-a, e que você compreenda que é uma forma de entender a vida, ou melhor, um projeto de vida ao que todo o que compartilhe seu significado é bem-vindo.
Agradecerei de forma especial que você me faça chegar seus comentários, sensações, idéias, críticas..., a: ergoclicks@gmail.com. Me comprometo a respondê-los.
Nos vemos na República Mediterrânea.

a músicaa músicaa músicaCidadãos da Repúblicacomo nós fizemosagradecimentossala de imprensaloja
homeapresentaçãoa músicaCidadãos da Repúblicacomo nós fizemosagradecimentossala de imprensaloja
amb les manscon las manos
Sea StringsSea StringsSea Strings
©ergoclicksEduard Rodés & ERGOCLICKSyoutubespotifyyoutubemailback